A China vai salvar a economia europeia?

Apesar do entusiasmo da União Europeia com a possibilidade da participação chinesa no Fundo Europeu de Estabilidade Financeira, Beijing deixou claro que ainda não tomou nenhuma decisão a respeito. Com mais de três trilhões de dólares de reservas, cerca de 31% do total mundial em moeda estrangeira, a China tem a capacidade necessária para contribuir decisivamente com o resgate das economias europeias. Resta saber o que ganahrá com isso.

Com mais de três trilhões de dólares de reservas, cerca de 31% do total mundial em moeda estrangeira, a China tem a capacidade necessária para contribuir decisivamente com o resgate das economias europeias. Apesar do entusiasmo da União Europeia UE em garantir a participação chinesa no Fundo Europeu de Estabilidade Financeira, Beijing deixou claro neste final de semana que não havia tomado nenhuma decisão a respeito. Segundo o vice-ministro de Finanças, Zhu Guanyao, a China “precisa ter mais informações sobre o fundo e analisar os aspectos técnicos para ver se, efetivamente, vai participar dessa iniciativa”.

Ler

Advertisements

About Giorgio Bertini

Director at Learning Change Project - Research on society, culture, art, neuroscience, cognition, critical thinking, intelligence, creativity, autopoiesis, self-organization, rhizomes, complexity, systems, networks, leadership, sustainability, thinkers, futures ++
This entry was posted in China, Euro, Europe and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s